Strudel de nozes
Este sábado experimentei cozinhar o strudel de nozes (orechovy zavín), alegadamente uma receita típica da Eslováquia. Esta é uma receita do Café Europa, que pode ser encontrada aqui.
Massa: 20g fermento de padeiro, 3 cs açúcar, 30cl leite, 600g farinha fina, 200g manteiga, 2 gemas, 2 cs açúcar em pó, uma pitada de sal, 30cl natas azedas
Recheio: 250 nozes raladas, 200g açúcar, 10cl água, passas, umas gotas de rum, umas gotas de sumo de limão.
Misturar os ingredientes da massa e amassar bem. Dividir em três pães e deixar levedar durante duas horas. Rolar a massa até ficar com cerca de 5mm de altura. Misturar os ingredientes do recheio e espalhá-los pela massa. Enrolar e deixar levedar mais meia hora. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno a 180º durante 40 minutos.
O resultado foi cerca de um metro de strudel, satisfatório ao ponto de não ter chegado à noite de domingo. O strudel habitualmente come-se quente, mas ainda assim manteve-se comestível. Houve no entanto alguns problemas ao enrolar o recheio na massa, devidos à minha inexperiência nessa tarefa.
Como não consegui encontrar natas azedas, pedi ao meu amigo Google que me desse um conselho. Vários sites sugeriram simplesmente que eu usasse natas normais com uma colher de sopa de sumo de limão para cada 500ml.
Vários provadores queixaram-se das passas (e eu próprio não as apreciei). Resta saber se será preferível usar sultanas em vez de passas, ou simplesmente omitir o ingrediente.
Aparte as nozes, os ingredientes são baratos e fáceis de encontrar (embora nem toda a gente disponha de rum). O valor estimado dos ingredientes é de aproximadante €7,00 (200g nozes custam €4). Os corajosos leitores que pretendam imitar-me talvez prefiram fazer uma menor quantidade, digamos metade.
Labels: eslováquia
1 Comments:
Ahhhh grande Pasteleiro, tens de vir a Bracara Augusta, terra de outros P's, pra fazer as tuas iguarias. Eu provarei! Aliás, todos provaremos! Da-lhe fuerte!! Lustig!! Wunderbar!!
Post a Comment
<< Home