Sunday, December 10, 2006

Baclava

O famoso baclava, tão típico do Médio-Oriente, da Turquia e da Grécia, é uma espécie de jesuíta com camadas de amendoa ou noz, ou amêndoa e noz. Há, como habitualmente, diversas versões. Usei a seguinte, que resultou muito aceitávelmente.



Ingredientes: 500g massa folhada, 150g manteiga derretida, 1/2cc canela, 150g amendoa ou noz ralada, 6cs mel; (cobertura) 150g açúcar, 1 copo água, 1 cs sumo de limão

Descongelar a massa folhada e separar as folhas (deve-se usar umas seis folhas, do tamanho do tabuleiro). Untar o tabuleiro com manteiga derretida. Estender as várias folhas massa folhada, cobrindo as duas primeiras camadas com manteiga. Cobrir a terceira camada com manteiga, e um terço das amendoas/nozes raladas e misturadas com canela e mel. Repetir o processo três vezes e cobrir a última camada com massa folhada. Levar ao forno 200° durante 30-35m. Entretanto, fazer um xarope, fervendo o açúcar, a água e o sumo de limão, e deixar ferver durante 15m, mexendo sempre. Retirar o baclava do forno, deixar esfriar cinco minutos, e regar com o xarope de açúcar.



Em primeiro lugar, agradeco conselhos quanto à melhor maneira de separar a massa folhada.

As várias variantes variam essencialmente na quantidade de massa folhada ou nozes que se usam (pelei a amêndoa primeiro, mas não sei se é obrigatório), e presumo que varie com o gosto do freguês. A S. diz-me que na Turquia experimentou um magnífico baclava de pistácios. Os 150g de açúcar pareceram-me suficientes, mas alguns leitores mais gulosos pode usar os 200g da receita original.

Pelar a amêndoa é simples: ferver água, pôr lá a amêndoa, e ao fim de 2-3 minutos, deitar a amêndoa em água fria.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home