Sunday, December 24, 2006

Tarte de Santiago

Uma deliciosa tarte de Santiago
Fui destacado para produzir as delícias do Natal cá em casa: escolhi bolas de chocolate (tinham sobrado flocos de aveia...), rolos de canela (toda a gente adora), tarte de Santiago (uma tarte de amêndoa muito popular na Galiza e cá em casa) e bolo basco (já lá chegamos). A tarte de Santiago é uma simples e deliciosa tarte de amêndoa.



Massa: 1 ovo, 1cs água, 125g açúcar, canela, 2 copos farinha
Recheio: 4 ovos, aprox. 3 cs açúcar em pó, casca de limão, 250g amêndoas moídas, canela

Bater o ovo com a água, o açúcar, e um pouco de canela. Juntar pouco a pouco a farinha até ficar espumoso. Pôr a massa numa forma de tarte untada e com farinha. Para o recheio, bater os ovos com o açúcar e a casca limão. Quando ficar espumoso, juntar as amêndoas bem moídas e a canela. Deitar o recheio sobre a massa e levar ao forno aprox. 30m a 180°.



Custo aproximado dos ingredientes: €4.20

Tradicionalmente, a tarte é decorada com açúcar em pó formando uma cruz de Santiago (googlar imagens tarta de Santiago), mas isso não altera por aí além o sabor.

Já agora, aproveitei para oferecer a mim próprio uma máquina fotográfica digital baratucha. A qualidade da máquina também não é muito grande, e o fotógrafo deixa a desejar, mas a partir de agora o blogue contará com o resultado das minhas experiências culinárias - para o melhor e para o pior...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home