Sunday, December 24, 2006

Bolo Basco

Um suculento bolo bascoO bolo basco, conhecido em basco como Biskotx, em francês como Gâteau basque e em castelhano como Pastel vasco, foi a única receita nova que experimentei nesta noite natalícia. É uma receita simples, que retirei daqui.



Massa: 1 ovo, 1 gema, 100g açúcar, 1 pitada de sal, 125 manteiga, 200g farinha
Recheio: ¼l leite, 1pac. açúcar baunilhado, 2 gemas, 50g açúcar, 30g farinha 1 cs rum

Para a massa, misturar os ovos, o açúcar e o sal. Quando a mistura embranquecer, juntar a manteiga amolecida. Juntar a farinha pouco a pouco a trabalhar a massa à mão (NB: também se pode usar massa folhada)
Para o recheio, ferver o leite com o açúcar baunilhado; bater as gemas com o açúcar, juntar a farinha e o rum, e por fim o leite a ferver, misturando bem. Levar tudo ao fogão em lume brando até ficar uma massa espessa. Deixar arrefecer 20 minutos.
Pôr 2/3 da massa numa forma untada, cobrindo parte das paredes. Deitar o creme na massa e cobrir com a massa restante, fechado bem.
Se desejado, pincelar com gema de ovo batida, e fazer desenhos ou outras inscrições na cobertura com uma faca. Cozer 40m a 190°



Custo aproximado dos ingredientes: €1,85

A doçaria não é a razão pela qual o País Basco é mais famoso, mas este bolo é excelente, fácil e sem ingredientes excepcionais. Sabe ainda melhor se preparado com umas horas de antecedência.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home