Wednesday, March 14, 2007

Tiramisù



O tiramisù tem uma grande vantagem em relação às receitas que aqui apresentei: não precisa de forno. O mascarpone, um queijo macio indispensável para o tiramisù, é fácil de encontrar nas grandes superfícies. Já fiz tiramisù óptimos, mas ainda não consegui foi fazer um que ficasse bem na fotografia.



Ingredientes: 500g mascarpone, 3 gemas, 3 cs açúcar, duas chávenas de café forte, 1 pacote de palitos de champanhe, cacau em pó qb.

Bater muito bem as gemas e o açúcar. Juntar o queijo, e bater até obter um creme macio. Ensopar os palitos de champanhe com o café, cuidadosamente para não se desfazerem. Cobrir um forma rectangular com metade dos palitos; cobrir os palitos com metade do creme; cobrir o creme com o resto dos palitos, dispostos perpendicularmente aos primeiros; cobrir com o resto do creme. Polvilhar com o cacau em pó. Levar ao frigorífico pelo menos umas quatro horas.




Os palitos de champanhe são também conhecidos como savoiardi ou palitos La Reine. Devem ficar bem ensopados para amolecer, mas não tanto que se desfaçam.
Algumas receitas substituem metade do queijo com as claras batidas em castelo, com natas, ou com iogurte natural. Também aqui quem acrescente vinho de Marsala, licor ou rum.



Labels: